Data de nascimento - 13.08.2008

sábado, 28 de junho de 2008

Parto 2

O que tenho aprendido sobre parto:

- basicamente 2 tipos: cesárea e normal
- o parto normal também é chamado vaginal
- o brasil é o campeão mundial (ou 2º colocado) em realização de cesáreas, e portanto, há um grande incentivo para que aumente o número de partos normal.
- acontece que o ideal para a realização do parto normal, é que seja feito (durante o parto) um monitoramente tanto do bebe quanto da mãe, e a grande maioria das maternidades e hospitais brasileiros não possum aparelhos compatíveis para realizar o monitoramento do bebe ainda na barriga da mãe, no parto normal.
- portanto, passa a ser mais seguro (apenas nesse sentido que falei acima) realizar uma cesárea.
- outra coisa, antigamente, as mulheres realizavam mais trabalhos pesados e, portanto, tinham a pelvis e região do quadril bastante mais fortalecidas do que nós, mulheres modernas, que passamos horas do dia sentadas em nosso trabalho e raramente fazemos academia.
- a pelvis fortalecida favorece e muito o parto normal.
- portanto, o parto normal acontece n o r m a l m e n t e para aquelas mulheres que já possuem uma rotina de exercícios como yoga, hidroginástica, musculação, etc (atenção, não adianta fazer só exercícios só quando engravida, é essencial ter esse hábito de exercícios há mais tempo)
- a cesárea é uma medida "extra" para situações como rompimento de bolsa, bebe sentado, bebe muito grande ou prematuro, ou em risco de vida tanto para o bebe quanto para a mãe.
- mais crítico do que uma cesárea é forçar um parto normal...
- portanto, mamães de plantão, amigas e mulheres amadas que estão grávidas ou já estiveram ou que pensam em ficar - NÃO INCUQUE, há muita lenda e propaganda enganosa a respeito de partos. O ideal é ler bastante, conversar bastante com seu médico, tirar todas a dúvidas.... e quanto ao médico, procure alguém experiente e sensato que possa lhe orientar... e que não esteja apenas interessado nos honorário$$$ do parto cesárea (que paga bem mais do que o normal).

Bom, acho que terei muito mais a falar (e mostrar) sobre o parto depois que meu pequeno nascer. Aguardo com uma ansiedade boa esse dia, que certamente, será o mais feliz da minha vida!

Nenhum comentário: