Olha só essa reportagem que saiu na Folha de SP essa semana:
Bebês que nascem no verão ou no outono são mais altos, diz pesquisa
Os bebês que nascem no final do verão ou início do outono são mais altos e têm os ossos maiores, segundo um estudo publicado pela Universidade de Bristol, sul da Inglaterra, que atribui isso aos níveis de vitamina D que o sol proporcionou a eles através de suas mães ao final da gravidez.
O estudo se baseou em um acompanhamento de sete mil crianças nascidas entre 1991 e 1992 e levou em conta os dados meteorológicos desses anos para determinar o grau de exposição ao sol que as mães teriam recebido no último trimestre da gravidez.
Além disso, foram repassados os dados sobre os níveis de vitamina D no sangue de 350 mães na 37ª semana de gestação.
Ficou comprovado que, aos dez anos, as crianças --hoje adolescentes-- nascidas em agosto e setembro (quando é verão no hemisfério norte) eram 0,5 centímetro mais altas que as nascidas na primavera e no inverno e tinham uma área óssea 12,75 centímetros quadrados maior.
Os pesquisadores lembraram que, por norma geral, as pessoas mais altas têm ossos maiores, mas, no caso destas crianças, o volume ósseo era maior que o atribuído unicamente à estatura.
O estudo faz parte de um projeto mais amplo, no qual foram pesquisadas 14 mil grávidas do Reino Unido em 1991 e 1992 com um estreito acompanhamento destas famílias desde então.
Bom, o Henry nasceu em agosto!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário