Data de nascimento - 13.08.2008

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2008

Esse ano foi perfeito! Por que?
Simplesmente porque você nasceu e está entre nós.
Sua doce presença fez desse ano, inesquecível, maravilhoso, terno, esperançoso, cheio de alegria e novidade.
Melhor ainda é saber que os próximos anos... estaremos juntos!
Obrigado Deus pela vida do meu filho, pela promessa cumprida, pela perfeição da vida que vem de ti.
Obrigado, obrigado, obrigado
minha eterna gratidão
Vovó Regina já não está mais conosco.
Está com Jesus!

sábado, 27 de dezembro de 2008

Já contei aqui como passamos o natal.

Mas não contei que foi nosso primeiro natal com o henry. Claro, por isso é que foi tão maravilhoso!
Na verdade a grande verdade é que a minha vida não é mais a mesma, e já disse isso aqui várias vezes.
Desde que o Henry passou a existir pra nós, eu não sei mais o que é angústia, tristeza, ansiedade. Eu me encontrei na maternidade!
E todas as coisas que vieram junto com ele, nada foi com peso, ou com dúvida ou culpa. Tudo é feito com decisão altruísta. Nada vale mais a pena do que cumprir o meu papel de mãe da melhor forma possível.

E nesse natal o ponto alto foi à meia noite irmos até o bercinho dele e admiramos o sono tranquilo, fazermos uma oração e agradecermos TUDO a Deus, pq o que estamos vivendo é o maior presente que poderíamos ganhar.

Feliz Natal!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Papinhas

Com os 4 meses completados, já podemos dar as papinhas de frutas para o pequeno.

Até que enfim! pois a gente até enjoa de só ficar no leite... e aliás, não entendo como os bebês crescem e se desenvolvem tanto, só mamando... sem nenhum outro tipo de alimento!

As frutas permitidas para essa fase são - maça (argentina), pêra (argentina), banana-maça e mamão-papaya. Também podemos dar uma papinha de leite com bolacha maisena e alguns mingaus prontos da Fase 1.

Bom, não preciso nem falar... esfomeadinho como é o Henry, de cara já traçou uma banana inteira, depois em outra refeição meio mamão.... e assim ele está degustando novos sabores alem do leitinho artificial.

sábado, 13 de dezembro de 2008

4 meses

Totalmente adaptado!
Resumidamente é isso que eu sinto hoje sobre você meu filho, ao completar seus 4 meses de vida.

Pouquíssimas coisas lhe são estranhas agora, e a sua interação com as pessoas e com o meio foi o que mais se desenvolveu no último mês.

Você tem sido meu grande companheirinho... passamos o dia conversando, eu conto pra você tudo o que a mamãe está fazendo, e vc responde com seus gritinhos e sonzinhos. Tem sido maravilhoso! Suas sonecas diurnas diminuíram... mas seu sono noturno continua bem longo.... noites tranquilas, sono tranquilo...

Agora, com 4 meses, a gente tem se aventurado mais por aí.... passamos uma tarde toda no shopping, só eu e vc, e foi muito divertido... até roupa vc ajudou a mamãe escolher.

Também já foi para a universidade com a mamãe, acompanhar algumas aulas... e conquistou a todos... agora a mamãe fica escutando os professores perguntar - "onde está o Henry, pq ele não veio hoje?"

é meu filho, você é uma pessoa completa, única, especial e extremamente amado... como estava escrito na lembrancinha de seu nascimento: "hj começo a escrever a minha história"... vc tem feito bonito, e é uma grande alegria para nós.

Com 4 meses, vc já não cabe inteiro em sua banheira, e o banho, que você ama, para a mamãe é um desafio... pois além do seu tamanho, vc já tem perfeita movimentação nos braços e pernas e ao movimenta-los, praticamente dá um banho em mim... espirrando água para todo lugar.

Por falar em água.... você iniciou nas aulas de natação, e inclusive, já deu seus mergulhos.... lindo, lindo, lindo! É claro que a mamãe aqui chorou no seu primeiro dia de aula, senti tanto orgulho de você, tanta admiração, tanta alegria de lhe ver interagindo com o mundo, descobrindo a vida, descobrindo a si mesmo... são momentos muito especiais.
Seus olhinhos continuam azul, igual ao do vovô Pedro, e a mamãe recebe muitos elogios sobre vcê, do quanto vc é bonito, do quanto vc é bonzinho, do quanto vc é especial. Enfim, como não ter orgulho de vc? Mas independente de todos os elogios, saiba que você é o MELHOR presente pra mim, o amor que eu sinto por você é imenso, e é para toda a vida.
Com amor
Mamãe

O bebê de 4 meses

Fome menos frequente
Agora, com 4 meses de idade, seu bebê tem um estômago maior, por isso não sentirá necessidade de se alimentar com tanta frequência -- apenas cinco ou seis vezes por dia. O apetite dele vai diminuindo, e ficando mais parecido com o de crianças maiores e adultos, mas mesmo assim ele continuará engordando e crescendo (embora num ritmo um pouco menor que o dos meses anteriores). A atenção dele começa a se voltar para outras pessoas e situações enquanto ele mama, e, embora seja ótimo vê-lo entusiasmado e respondendo a novidades, a hora da alimentação pode ficar mais difícil. Se o seu filho se distrai facilmente, tente alimentá-lo em um local bem tranquilo.

Rola para cá e rola para lá
Quando estiver de bruços, o bebê vai levantar a cabeça e os ombros, usando os braços como apoio. Essa "miniflexão de braços" ajudará a fortalecer seus músculos, além de oferecer uma melhor visão do que está à sua volta. Ele poderá até surpreender você (e a ele mesmo!) rolando de costas para a frente ou vice-versa. Para incentivá-lo, deixe um brinquedo perto do lado para onde ele costuma virar, e quem sabe ele vai querer tentar rolar de novo. Comemore cada tentativa -ele talvez precise do seu apoio moral, porque novidades tão grandes tendem a assustá-lo.

Já está na hora de começar a dar outros alimentos?
Nos primeiros 4 a 6 meses de vida, o bebê recebe todos os nutrientes de que precisa através do leite materno ou das fórmulas lácteas. Mesmo assim, os pais costumam ficar ansiosos para introduzir logo os alimentos sólidos na dieta infantil. Converse com seu pediatra antes de tomar uma decisão. A introdução de alimentos (como frutas ou sopinhas) pode até ser considerada, agora que o sistema digestivo está mais desenvolvido e o reflexo de propulsão da língua começa a desaparecer; no entanto, muitos médicos aconselham que se espere até os 6 meses -- a orientação do Ministério da Saúde também é essa. Esperar um pouco mais para apresentar os alimentos sólidos ao bebê pode reduzir o risco de reações alérgicas, além de garantir que o leite (materno ou fórmula láctea) não seja preterido no cardápio do bebê.

Tudo na boca
O bebê consegue pegar um objeto, mesmo que não na primeira tentativa. Uma vez que tenha posto as mãos em alguma coisa, ele vai estudá-la um pouquinho e, logo depois, vai tentar colocá-la na boca. É possível que você note que ele está babando mais. Alguns bebês começam a ter sinais de dentição já aos 4 meses, mas o primeiro dente geralmente só aparece mesmo após os 5 ou 6 meses. Estimule seu filho a explorar e brincar com vários objetos, como, por exemplo, uma simples fralda de pano limpa. Veja como ele chupa e segura e amassa o tecido. Dê um chocalho ao bebê para que ele se entretenha com o som. Neste estágio, um brinquedo em forma de arco com penduricalhos, colocado acima da criança deitada no berço ou no chão, permite que ela descubra o fenômeno de causa e efeito, ao movimentar uma alavanca e fazer um sino tocar. Outro brinquedo excelente para a criança é a água: observe como ela se diverte na hora do banho. Toda aquela molhadeira, afinal, tem fins cognitivos (um bom consolo na hora de arrumar a bagunça -- sem contar o sorriso no rosto dele!).

Brincando sozinho
Nesta etapa, seu filho brinca com os pés e mãos sozinho por alguns minutos. Milagre! De repente você acha que tudo está calmo demais no quarto, vai dar uma olhada e acaba descobrindo que o bebê, que até então precisava de sua atenção para tudo, está se entretendo por conta própria. Quem sabe vai até ser possível voltar a ler o jornal...

Compreensão do papel da linguagem
Especialistas acreditam que aos 4 meses seu filho compreende todos os sons básicos da língua falada em casa. Entre 4 e 6 meses, ele desenvolve a capacidade de produzir alguns sons, tais como "ma-ma" ou "da-da", mesmo que ainda não os ligue à mãe nem a nenhuma outra pessoa. Também consegue participar de jogos de imitação e vai tentar reproduzir algo que você diga. Estimule a comunicação do seu bebê copiando suas expressões e sons. Ao perceber uma reação quando emite sons e tenta verbalizar alguma coisa, a criança aprende a importância da linguagem e começa a entender o conceito de causa e efeito. Ela passará a notar que o diz faz diferença.

Gosto por muitas cores
Os bebês enxergam cores já a partir do nascimento, mas têm dificuldade em distinguir tonalidades semelhantes, como o vermelho e o laranja. Por isso, eles tendem a preferir preto e branco, ou cores bem contrastantes. Entre 2 e 4 meses, no entanto, a diferença das cores fica mais evidente, e o seu bebê começa a perceber tons mais parecidos. Ele provavelmente tenderá a gostar mais das cores primárias. Móbiles com essas cores (colocados fora do alcance da criança), pôsteres com cores vivas e livros com ilustrações chamativas despertarão a atenção.

Mais seletivo com pessoas
Aos 4 meses, o bebê pode reagir à sua presença, sua voz e até suas expressões faciais com chutinhos e balançando os braços. Por volta desta época, seu filho, que até agora provavelmente distribuiu sorrisos a todos que conheceu, começa a ficar seletivo em relação às companhias. Em grandes grupos ou entre pessoas desconhecidas, ele talvez precise de um tempo para se soltar. Dê esse tempo a ele na presença de estranhos ou ao deixá-lo sob os cuidados de alguém. Você também vai notar que, quando está seguro no seu colo, ele fica interessado em interagir com outras pessoas, especialmente crianças mais velhas e barulhentas.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

1 ano

Hoje acordei de manhã com os gritinhos do meu pimpolho, lembrei que dia que era, e algumas lágrimas rolaram dos meus olhos....

Hoje faz 1 ano que fiquei sabendo que estava grávida! (um ano que esse blog 'nasceu'). E hoje, o que parecia um sonho distante é a mais doce realidade que eu já vivi, e se chama HENRY.

Aqueles gritinhos dele pela manhã me fizeram reviver 1 ano de acontecimentos, da gravidez, do nascimento e dos 4 meses de nascimento do Henry que se completam essa semana. Que ano maravilhoso! Nada se compara às emocões que tenho vivido desde essa notícia - REAGENTE

Essa ano a minha vida mudou MUITO! As minhas prioridades, os meus objetivos, o meu olhar sobre a vida, nada mais é igual a antes. E isso tem sido maravilhoso.

Como passou rápido esse ano, tantas coisas aconteceram, e disso eu tiro mais uma lição, que o dia que passou não volta mais, portanto, o abraço que não foi dado, o beijo que não foi dado, o elogio não falado, a companhia que não esteve presente.... nada disso é recuperável, já passou, pois a cada dia algo novo e diferente acontece.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Meu reizinho!



TE AMO, TE AMO, TE AMO!!!
Que amor é esse que é tão forte??
Não tem nada nessa vida que eu não faria por vc!

Natação para bebês!

Quando estava grávida, chamava o Henry na minha barriga de "peixinho"... e aí começou a vontade e os planos... natação é o esporte mais completo que existe, trabalha todos os musculos, a respiração e a disciplina.
Porque não dar ao Henry a oportunidade desse hábito - "nadar"?


O desenvolvimento da personalidade da criança , que compreende as mudanças ocorridas no organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento (comportamento motor, percepção, construção da inteligência, afetividade, aprendizagem) tem merecido ultimamente uma atenção cada vez maior por parte dos investigadores.
A cada dia novas escolas de natação são abertas oferecendo a prática dessa atividade a todas as faixas etárias, incluindo-se aí desde os recém-nascidos (3 meses) até idosos. Os pais matriculam seus filhos ainda bebês em programas de adaptação ao meio líquido esperando que com isso os mesmos aprendam a nadar. Mas o que muitos não têm em mente é que os benefícios de um programa de natação infantil vão muito além do saber nadar.
Sem via de dúvida, a natação infantil é o primeiro e mais eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Similarmente, é possível afirmar ,no que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção do esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação. Dessa forma, o fim que persegue um método de natação não deve ser unicamente que o aluno chegue a converter-se em um bom nadador, o aluno deve também receber um acúmulo de experiências que, através das suas vivências lhe enriqueçam e contribuam à sua melhor educação integral.
Nesse sentido, a natação infantil não se detém somente ao fato de que a criança aprenda a nadar, mas sim, que contribua para ativar o processo evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando o desenvolvimento de sua psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.
O raio de ação da natação infantil, continuam os especialistas, envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico.
A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido. Podemos inferir, que um programa de natação para a primeira infância, quando elaborado e conduzido por um profissional competente, assume o importante papel de educar integralmente a criança permitindo:
- A aquisição do sentimento de "confiança básico", eixo da personalidade e matriz da confiança social;

- A seleção e gradação dos estímulos sensoriomotores para obtenção de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem;
- A adequação aos estímulos perceptivomotores no preciso momento evolutivo, tornando irreprodutível se oferecido mais tarde com as mesmas características naturais e nas mesmas condições;
- A utilização da base reflexa antes de sua extinção, para a construção de sistemas funcionais econômicos através de propostas sistemáticas de aprendizagem;
- O conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório - percepção;
- A formação de base (constructos) da inteligência, a partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas , de exercitar sua vontade em realizar experiências;
- A comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, canais onto e filogeneticamente mais antigos, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada em seus três níveis de expressão:preverbal, paraverbal e verbal;
- A instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo, aberto a mutualidade família - escola de natação, a fim de formar um arquétipo educativo social prospectivamente válido.
Assim, a importância da natação não apenas para o desenvolvimento físico da criança mas também para a formação de sua personalidade e inteligência, é algo que não se pode negar. 


Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mamadeiras - CUIDADO!

Canadá proíbe mamadeiras de plástico por preocupações com a saúde

Mamadeiras produzidas com policarbonato contêm substância prejudicial às crianças.
Proibição deve vigorar em 60 dias, após um período de discussão com a indústria, mas farmácias e lojas já estão retirando o produto das prateleiras.
O governo canadense iniciou na quinta-feira, dia 17 de abril, o processo de proibição de mamadeiras de policarbonato - um plástico duro e moldável - ao declarar oficialmente que um de seus componentes químicos é tóxico, o bisfenol-a. A decisão, dos serviços de saúde e do meio ambiente do Canadá, é a primeira medida tomada por qualquer governo contra o bisfenol-a, ou ABP, um produto químico contido no material das mamadeiras e garrafas plásticas que imita um
hormônio humano e que tem induzido, a longo prazo, mudanças em animais expostos a ele através de testes. "Não vamos esperar os efeitos a longo prazo do bisfenol-a para tomar medidas de proteção ao nosso povo e nosso ambiente", disse o ministro do Meio Ambiente, John Baird, em entrevista à imprensa.
O impacto mais imediato da classificação como produto tóxico será a proibição da importação e da venda de mamadeiras para bebês feitas com garrafas de policarbonato transparente e rígido. No entanto, essa medida só terá efeito após um período de 60 dias de discussão. O ministro da
Saúde, Tony Clement, disse aos jornalistas que, após revisar 150 trabalhos de investigação sobre o ABP e realizar seus próprios estudos, seu departamento concluiu que esse produto químico representa um risco elevado para recém-nascidos e crianças com até 18 meses.
O ministro disse ainda que estudos com animais sugerem que "haverá sintomas
comportamentais e neurológicos numa fase posterior de suas vidas".
Além disso, o ministro Clement afirmou que lavar as mamadeiras plásticas com água fervente provoca a liberação do produto químico no conteúdo das garrafas. Ele sugeriu que o governo teria examinado a possibilidade de banir também o uso de epoxies feitos com ABP, e pulverizados na maioria dos recipientes de alimentos infantis como revestimento. Mas acrescentou que não existe qualquer alternativa prática no momento.
Ambos os ministros, no entanto, insistiram em que a pesquisa atual mostrou que adultos que utilizam recipientes para comida e bebida feitos com plásticos relacionados com o ABP não estariam correndo riscos. "Não existe risco atual para o canadense médio consumir qualquer coisa contida nesses recipientes", disse Clement.
Apesar disso, o governo canadense vai começar a monitorar a exposição de um grupo de 5.000 pessoas ao ABP até 2009. Se a investigação indicar perigo para adultos, o governo tomará medidas adicionais, disseram os funcionários. Além das preocupações com relação a crianças e jovens, o governo afirmou que sua análise do ABP constatou que mesmo níveis reduzidos do produto químico podem prejudicar peixes e outras formas de vida aquática ao longo do tempo.
Se a proibição da mamadeira para bebê entrar em vigor apenas em 19 de Junho, algo que só poderá ser modificado diante de novas evidências significativas (em contrário), o efeito prático da medida será pequeno.
Notícias veiculadas no início da semana passada, de que o governo iria declarar o ABP tóxico, provocaram uma corrida da maior parte dos grandes varejistas do Canadá para remover de suas lojas produtos de ABP relacionados à alimentação. A empresa Shoppers Drug Mart, a maior do setor, tomou a medida na sexta-feira, em suas 1.080 lojas pouco antes do anúncio do governo. A Nalgene, empresa que transformou o policarbonato de uma peça de equipamento de laboratórios
em um popular recipiente para bebidas, decidiu deixar de utilizar esse plástico e optar por outros materiais que não contêm ABP.
Em Washington, na sexta-feira, Charles E. Schumer, senador democrata por Nova York, nunciou que pretende apresentar um projeto de lei para a proibição total do uso de plásticos relacionados com o ABP em produtos infantis e também em qualquer recipiente para comida ou bebida para adultos.
Texto de Ian Austen, publicado no New York Times.