Data de nascimento - 13.08.2008

domingo, 30 de novembro de 2008

Passeio

Tá aí algo que eu AMO FAZER - passear....

Adoro sair com o Valmir, pegar o carro sem destino e nem hora pra voltar. De repente vamos ao shopping, ou tomar um lanche, ou conhecer um parque, ou visitar um parente.... que gostoso é não ter nada previamente definido.

Confesso que eu temia muito não ter mais essa liberdade quando o Henry nascesse. A primeira consulta ao pediatra a recomendação foi instantânea- "não saia com ele em lugares públicos" e os primeiro e segundo mês foram bem difíceis pra mim - ai que saudade de um passeio.

Mas agora, aos 3 meses, o mininu parece que já tem rodinha nos pés. Saímos todo o final de semana, e o Henry não é nenhum impeditivo para nós! Arrumo a bolsa dele com fraldas, roupas e mamadeiras de sobre e lá vamos nós - almoçar fora, passear no shopping, visitar parentes.... ontem batemos o record, foram 10 horas fora de casa com ele.... e, nenhum chorinho, fazendo as coisas na rotininha dele - troca de fralda, mamazinho e soninho... pronto!

Agora, descobri algo que MAIS AMO FAZER - passear com a minha família!!!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Figurinha

Faz umas semaninhas que não posto nada aqui... mas as novidades são tantas!
è que estive "mergulhada" nos trabalhos do mestrado - artigos, seminários, pesquisas... o bom é que consegui entregar tudo à tempo, dentro do prazo e com a qualidade que me agrada. Ai, como é gostoso o sentimento do dever cumprido, da responsabilidade! Ainda mais pq tenho um bebe para cuidar em tempo integral.

O Henry tá uma figurinha.... um fofissimo.... um companheirinho delicioso para os meus dias aqui em casa. A gente se diverte muito, dou muitas risadas com ele e ele parece estar aprendendo muitas coisas - aliás, cada dia é uma novidade!

Agora já está ao gritinhos e também diversificou seus sons, na lingua dele, ele faz se entender perfeitamente - como pode? não fala e não anda, mas consegue de comunicar maravilhosamente bem. Sua rotina está bem estabelecida... conseguimos com facilidade estabalecer o - MAMAR - BRINCAR - DORMIR - TEMPO PRA MIM - MAMAR - BRINCAR ....... e à noite - 9 a 10 horas de sono direto!!!
Ultimamente estou com um sentimento novo e maravilhoso, de satisfação total em ser mãe, em cuidar do meu bebe, em passar os dias com ele, de parar a minha vida para estar com ele... cada dia com ele é muito recompensador. O Henry não poderia ter vindo em hora melhor, em momento melhor do que esse. E tudo isso é muito diferente do que senti no primeiro mês - pânico! Eu só pensava - "e agora, o que vai ser de mim e da minha vida?" - muito egoísta sim, mas foi real.... e que bom.... passou....




terça-feira, 25 de novembro de 2008

O bebê de 3 meses

Cabeça para cima
Durante este mês, o bebê poderá conseguir levantar a cabeça quando estiver de barriga para cima e mantê-la assim por vários minutos. Se ele estiver sentado com apoio, poderá ficar com a cabeça firme e erguida. Ao deitar de bruços, levanta a cabeça e o peito como se estivesse fazendo miniflexões. Você pode praticar com ele sentando à sua frente e agitando um brinquedo em um nível mais alto.


Melhor coordenação de braços, pernas e mãos
Nesta etapa, seu filho é capaz de balançar os braços e as pernas. À medida que os ligamentos do quadril e joelhos tornam-se mais flexíveis, os chutes ficam mais fortes. E, se você segurar a criança com os pés no chão, ela vai fazer força para empurrar o chão. O bebê consegue unir as mãos e abrir os dedos, porém provavelmente usará a mão fechada para bater em objetos acima de sua cabeça (é claro que o fato de conseguir tocar um brinquedo ou outro objeto já é uma grande conquista). Auxilie no desenvolvimento das mãos de seu filho segurando um brinquedo à distância para ver se ele tenta pegá-lo. Para variar os estímulos, deixe-a numa posição mais levantada, sempre com encosto: levante um pouco o carrinho ou a coloque no bebê conforto, para que ela veja o mundo a sua volta.

O sono começa a se ajustar
A partir de agora, os pais exaustos pela falta de sono poderão ter alguma folga. Entre 3 e 4 meses, os períodos de sono do seu bebê começam a se definir. Nesta idade, muitos bebês já podem até dormir a noite toda, embora ainda acordem esporadicamente para mamar. Algumas crianças ainda demoram mais uns bons de três a seis meses para dormir a noite inteira (e por "dormir a noite inteira" entenda geralmente apenas seis horas por vez), então não se surpreenda se o seu bebê for uma delas.


Reconhecimento da mãe e do pai
Até os 3 meses ou provavelmente antes disso, o bebê terá um elo com você e estará familiarizado com o seu rosto. Ele ainda poderá sorrir para estranhos, especialmente se o encararem ou lhe dirigirem a palavra. Só que agora o bebê começa a distinguir quem é quem em sua vida e definitivamente dará mostras de preferência. Os mais precoces podem começar a já demonstrar estranhamento com pessoas que não conhecem, mas em geral isso ocorre mais tarde. O lobo parietal, a parte do cérebro que rege a coordenação visomotora, entre os olhos e a mão, e permite que uma pessoa reconheça objetos, está agora se desenvolvendo rapidamente. E o lobo temporal, que auxilia na audição, na linguagem e no olfato, também se tornou mais ativo. Assim, quando o bebê ouvir a sua voz, pode olhar diretamente para você, começar a emitir sons e tentar falar também (e até "cantar").


Hora da leitura
Ler para uma criança, não importa de que idade, é sempre benéfico. A leitura ajuda a desenvolver o ouvido para a cadência da língua -- aliás, variar o tom da voz, usar sotaques ou cantar torna o laço auditivo entre você e seu filho muito mais estimulante. Não se preocupe se ele olhar para os lados ou perder a concentração, somente ajuste o estímulo tentando outra coisa ou fazendo uma pausa. Coordene as interações de acordo com as respostas e o interesse do bebê. Há uma série de bonslivros para ler para seu filho . Escolha alguns com desenhos grandes e coloridos e texto simples -- ou até mesmo livros sem texto com ilustrações para você mesmo contar histórias. Você não precisa ficar seguindo recomendações de leitura por idade, já que livros para crianças maiores, desde que tenham boas imagens e cores fortes, também podem conquistar um bebê. Até poesia para adultos vale, porque, mesmo sem compreender, seu filho gostará da sonoridade dos versos (e você também vai se divertir!).


Desenvolvimento inicial da linguagem
Este é um momento delicado, em que o estímulo verbal é especialmente importante para seu bebê. Aproveite e use muitas palavras e sons. Pesquisas recentes ligam níveis mais altos de inteligência a quantas palavras uma criança ouve no primeiro ano de vida. É hora de criar fundações sólidas para o futuro. Até uma ida ao supermercado vira uma boa oportunidade para estimular seu bebê -- ao passar pelos corredores, aponte objetos e os identifique pelo nome. O bebê ainda não consegue repetir as palavras, mas estará armazenando todas as informações na memória, que se desenvolve rápido. Um bebê nascido em um lar bilíngue terá o dobro de treinamento se ouvir regularmente as duas línguas. Se a idéia é que ele aprenda mais de uma língua, então pai e mãe devem cada um falar com o bebê no seu próprio idioma.


Toque mais sensível
Estimule o tato de seu filho com diferentes materiais, como pelúcia, papel higiênico, feltro e tecidos texturizados, ou use livros em que o toque faça parte da experiência de leitura. Tocar, segurar e massagear o bebê são ótimas maneiras de relaxá-lo e podem até aumentar a capacidade de estar alerta e de manter a atenção.


Interação com outras pessoas
Bebês costumam reagir à própria imagem no espelho sorrindo (eles adoram se olhar) e podem parar de chupar o dedo ou sugar uma mamadeira para ouvir a voz materna. Ao emitir sons e descrever até mesmo a coisa mais trivial que se faz em casa, você não somente está aumentando sua ligação com o bebê como também o encorajando a se expressar. Com os outros, seu filho está começando a ficar mais animado, chegando a sorrir e balbuciar sons. Quando estiver com amigos, mantenha seu filho por perto para que ele preste atenção na riqueza das interações humanas.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

3 meses

Hoje vamos COMEMORAR!

Sim meu filho, só temos motivos para comemorar os seus 3 meses de vida... você só nos dá motivo para muita gratidão à Deus, muito orgulho, muita alegria.
Hoje, conversando com o seu pai, chegamos à conclusão de que a nossa vida sem você não teria mais nenhuma graça! Você nos enche de alegria, de esperança, de força. Me parece que esse é você - personalidade forte, que inspira as pessoas.

Certamente, aos 3 meses de vida, várias vezes a mamãe já pensou que não tem mais bebê. Sim, vc não parece um bebezinho, e sim uma criança crescida - seus hábitos estão estabelecidos, sua rotina lhe é sagrada, e convive conosco em nossa casa com muita tranquilidade.
Muitas coisas aconteceram no último mês - você passou a dormir a noite inteirinha.... das 10 às 7 da manhã, não chora mais quando quer mamar, apenas coloca as 2 maozinhas na boca e espera a mamadeira chegar.
Também já melhoramos o seu cardápio, e vc simplesmente adorou tudo - bananinha amassada, mamaozinho papaia amassadinho, agua de coco.... hummm, delícia!
A cada dia que passa vc demonstra que adora um passeio - presta atenção em tudo à sua volta, sorri para os estranhos (distribui sorrisos para quem quer que seja!), demonstra ser bastante concentrado nas atividades que lhe interessam, mas se entedia rápido com algumas coisas - alguns brinquedos, por exemplo!
Descobri que vc gosta de ficar no meu colo, de rostinho colado ao meu, lá na sacada, e eu cantando pra vc.... esses dias, passamos 40 minutos assim... vc quietinho! (mas em compensação as costas da mamãe está destruída - vc já pesa quase 7 quilos, meu filho!!)
Você também aprendeu a dormir sozinho.... não "cunamos" mais vc no colo, apenas colocamos você no berço, sua musiquinha, apagamos a luz e daí 5 minutinhos vc já está dormindo.... acorda só no outro dia!
Seus olhos continuam azuis, lindos, azul da cor do céu de brigadeiro... mas seus cabelos estão clareando a cada dia.... você é a cara do seu avô Pedro! Meu deus, como vcs se parecem... e ele liga toda a semana dizendo estar morrendo de saudade de você.
Essa é outra característica sua, meu filho, vc cativa as pessoas - não é só porque vc é o primeiro neto ou é a família, mas o seu jeitinho é muito cativante, atrai as pessoas, vc é amável com todos.

Enfim, esses 3 meses passaram rápido tbm. Hoje já chorei lembrando daquele dia 13 de agosto de 2008, quando senti as dores do seu nascimento, a imagem de ve-lo nas mãos do médico imediatamente após ter saído da minha barriga...enfim, toda a história que está registrado aqui no seu blog e que um dia vc vai ler...

Simplesmente TE AMO... MUITO... você é perfeito, é está se tornando um ser humano maravilhoso, pela graça de Deus.

Mamãe e Papai

terça-feira, 11 de novembro de 2008

algumas portas se fecham...

... mas deus escancara as janelas!

num post aqui embaixo, falei do quanto é difícil o momento do retono ao trabalho, e que a maioria das mamães passam por esse dilema - vale a pena voltar?
bom, no meu caso, "decidiram" que eu não voltaria - "a empresa está em outro momento", "seu salário já não se encaixa na equipe", "não consigo trazer vc para a mesma função", blablablabla...
não achei ruim, afinal, esse já era um grande desejo meu (não voltar!)
nenhum dinheiro no mundo paga passar esses primeiros anos ao lado do meu filho

como uma boa cristã que sou, simplesmente agradeci a Deus por essa decisão, pois creio que nada é por acaso

pois não é que o God assinou embaixo!!!
já tenho propostas excelentes de trabalhos que posso realizar em casa, como autonoma, com valores de remuneração superior ao que eu tinha por um mês todo de trabalho infame e convivência com os "caras-do-esquemão"

bingo! mais uma vez minha tese de vida se confirma... por uma causa nobre a vida atende a todas a suas necessidades.

Louca de feliz!
(dizem que sou louca, mas louco é quem me diz que não é feliz... eu sou feliz...)

enquanto todos dormem

o relogio aqui do computador está marcando 1:19 (da madrugada!)
meu bebe esta num sono delicioso desde as 21 horas
o maridão roncando no quarto ao lado desde as 23 horas
e eu aqui,
escrevendo meus artigos do mestrado
me deliciando com as leituras sobre modernismo e pos-modernismo
atualizando a planilha de despesas do lar
falando com a prima de cuiabá no msn planejando as férias na casa da vó em Maringá
vendo o saldo no internet banking
fazendo a lista de supermercado da semana
pensando nos trabalhos que estão surgindo para o próximo ano
e....
louca de feliz!!!
vai dizer que ser mulher as vezes não é ser super herói...
ser mãe, esposa, dona de casa, estudante, professora, etc e tal é desgastante, mas afinal
alguma outra espécie na face da terra conseguiria???

acho q agora vou parar tudo... o soninho tá chegando e o henry às 7 da manhã me espera no bercinho dele com um largo sorriso....

pronto, já valeu a madrugada

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Profissão: MÃE

(li esse texto lá no site Desabafo de Mãe) e A D O R E I .....

Depois que te tornas mãe é que entendes o significado da tal "dupla jornada" ou do "trabalho em casa".
Descobres que acumulaste uma PROFISSÃO: full time, que ocupa o primeiro lugar em tua vida, não dá férias ou feriados, tampouco remuneração (a não ser em sorrisos, beijos e abraços).
Descobres também que a sociedade não compactua realmente das tuas descobertas: mesmo que estejas enchanté com o mundinho RN que acabas de entrar, mesmo que estejas a trocar fraldas e a virar madrugadas com o corpo ainda doído e um sorriso no rosto, por estares completamente apaixonada pela nova função, mesmo que estejas apenas de licença e em 4 meses voltará culpada e cheia de saudade do rebento ao trabalho: NÃO DÊ BRECHA.
Pelo menos é que as mais descoladas apreenderam, para evitar o olho branco de conhecidos, colegas de trabalho e de faculdade; enfim todos que não são a mamãe, a família ou uma exceção ou outra.
JAMAIS diga em tom orgulhoso: ESTOU OCUPADA EM CUIDAR E BABAR A CRIA.
Diga: “Olha não é fácil sabe, peguei MILS trabalhos extras para fazer em casa, o telefone NÃO PÁRA de tocar, eles não sabem viver sem mim, uma loucura!
Estou ocupadéeerrima!
Além disso cuido do bebê novinho, amamento e dou conta da casa e do maridón, mas grata por perguntar, e você ‘háney’?”

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Blog do Desabafo de Mãe

Vale a pena visitar - muito legal, informações preciosas e um montão de mamães desabafando....
Blog do Desabafo de Mãe