Data de nascimento - 13.08.2008

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Parto

Sobre o parto, tenho um depoimento e algo a dizer.

Ontem fui ao médico tirar 2 pontinhos da cesárea.... o corte está perfeito, super bem feito. E eu estou ótimo, já ando por tudo e faço vários trabalhos domésticos desde o 3º dia após o parto.

Há uma campanha forte para o parto normal.... para mim não serviu e nem serviria, conversando com o médico, depois do parto, descobri que eu teria que esperar mais umas 5 horas de contrações (que é a pior dor que eu já senti na vida!) e mesmo assim haveria um sofrimentinho para o Henry, já que a cabecinha dele estava na diagonal. Correríamos o risco de ter que, mesmo após ter esperado toda a dilatação, ainda fazer a cesárea.

Enfim, a cesárea foi muita tranquila - eu é que fiquei nervosa! - mas desde a anestesia, a agilidade do parto, a tranquilidade para mim e para o bebê, o meu corpo, a recuperação, tudo, foi muito tranquilo. Recomendo cesárea!

Já emagreci 10 quilos e falta apenas 5 ou 6 para voltar ao meu peso de antes da gravidez.

Conquista

Bom, já disse aqui que o Henry é um amorzinho... super bonzinho, quase não chora, mama bastante, enfim um bebê normal.... mas, um bebê!

Muito novinho e o chorinho aparece em casa ocasião nova para ele - trocar a fralda, tomar banho, tudo é motivo para um estranhamento e aí então vem o chorinho.

Mas hoje, considerei uma conquista de um hábito que fizemos sem choro! Trocar a fralda.

Isso mesmo, o Henry a partir de ontem não tem mais chorado nas trocas de fraldas... oba, o que deixou de ser um momento angustiante para mim (já que eu choro junto com ele) e passou a ser um momento de prazer para nós, onde posso conversar com ele, brincar e curtir mais o meu bebê.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Y así pasa los días....

Um furacão em nossas vidas - nada fica no lugar, nem coisas, nem sentimentos, nem emoções, nem os horários das refeições.... tudo muda MESMO!

Mas um sentimento AINDA MAIS DOCE do que a gravidez nos invade... não vou escrever mais, simplesmente porque não consigo explicar....

mas quando olha pro Henry, simplesmente - TODAS AS PERGUNTAS SÃO RESPONDIDAS!





Chupeta

Dar ou não dar.... eis a questão!

Passei a minha gravidez toda fazendo planos para Henry e seus cuidados. E uma das coisas que eu jurava que não ia fazer é dar chupeta.

Teoria é uma coisa, prática é outra... bem diferente, diga-se de passagem.

Não, não deu a chupeta ainda, mas a tentação é grande. Sabe quando? De madrugada ou à noite, quando ele começa a chorar... sem explicação... não é fome, pois acabou de mamá... não é gases, pq tomou remedinho (Luftal)... então o que é??? Ninguém sabe, só choro!

Nessas horas dá uma vontade de dar uma chupetinha, para o menino parar de chorar... o problema dele passa a ser o meu problema também.

Na falta da chupeta, o meu peito tem virado a chupeta dele, e as mamadas acabam sendo de hora em hora!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Banho de Sol

Nosso primeiro passeio - pelo jardim do condomínio!

Pediatra

Essa semana fomos na primeira consultinha do Henry ao Pediatra - que é a mesma médica que o cuidou na hora do nascimento, Dra Maria Angélica - uma graça!

Para orgulho dos papais corujas, ele já engordou 250 gramas e cresceu 1,5 cm. Está forte e e pleno desenvolvimento.


Detalhe: durante o exame, não é que o pequeno deu seu showt, fazendo muito xixi e coco na mesa de exame, na médica e por tudo. A mãe dele aqui ficou toda desconsertada, pediu mil desculpas à médica... é o Henry nos surpreendendo!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

(continuação)

parte 3
... os 2 dias que passamos na maternidade também são intensos, não sabemos quando é dia ou noite, as dores da cesárea são intensas, dificultando muito os movimentos mais básicos como sentar, levantar da cama, e até mesmo fazer um xixi. Ficamos na total dependência das pessoas que nos acompanham e das enfermeiras.
Estamos conhecendo nosso bebe, como ele funciona, sendo apresentado ao chorinho dele e tentando "advinhar" o que o pequeno está tentando nos comunicar - fome? sono? dor? - e tudo isso é uma aventura...

o primeiro banho, as mamadas, as trocas de fraldas, temperatura (quente ou frio, mais roupa ou menos roupa) - são tantos os cuidados com o pequeno, a cada minuto há algo à fazer, que literalmente e absolutamente nos esquecemos de nós mesmos!

nesses 2 dias choveu muito em Curitiba, tempo nublado o dia todo e chuva com trovoadas à noite - perfeito para ficarmos "hospedados" no quarto do hospital.

na 6ª feira à noite o Henry fez o teste do pezinho - o Valmir acompanhou, pois eu não me senti capaz de ve-lo chorando tanto... o fato é que, quando ele retornou ao quarto após o exame, não tinha nenhuma expressão de choro - o Henry parecia um homenzinho corajoso, que enfrentou seu primeiro sofrimentinho com muita coragem e força - o rostinho dele estava sério, mas vc não dizia que ele chorou tanto. Foi mais um grande orgulho para a mamãe aqui!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Primeira impressão

Henry,

Ver você pela primeira vez (logo após sair da barriga da mamãe) mudou o rumo da nossa vida! Sentir sua pele, seu cheirinho e som do seu chorinho... esperei 9 meses por esse momento, imaginando como seria e você me surpreendeu!

Você é muito além do que eu consegui imaginar, com sua personalidade serena e cativante, deixou a mim e a seu pai nesses primeiros instantes completamente "babões".

Ainda maternidade se comportou como um gentleman, educadíssimo, corajoso, e nos dá motivo de orgulho todos os dias - chora só quando precisa de algo, se faz entender com facilidade e tem enfretado sua vida aqui fora com muita disposição e tranquilidade. Na verdade, meu filho, é você quem tem nos ajudado!!

Não sabemos extamente com quem você se parece, achamos que misturou bem as características da mamãe e do papai. Não importa, você é único e tem uma beleza que aos poucos vai se revelando para o mundo!

Nossos dias estão bem diferente, é verdade. Você exige cuidados, atenção... mas tem deixado a gente dormir, descançar, comer, tomar banho... inclusive, a mamãe tem conseguido (quase) sozinha dar conta de você, e deixar a melhor parte para a vovó - mimar você!! Afinal, ela já pensa do que será dela longe de você quando voltar para casa... então, é melhor que ela te curta bastante.

Seu olhar é forte... e quando você me olha... parece que reconhece minha voz... desculpe-me, mas a mamãe não aguenta não chorar - o seu reconhecimento de mim é algo muito forte. Você me emociona muito e tem despertado em mim sentimentos de muito amor, cuidado, proteção por você... sentimentos bons, que tem me feito muito bem.

Mas a grande sensação é o seu cabelo!!
Você tem bastante cabelo e ele é lindo... de uma cor lindíssima... um tom de chocolate com as pontas mais claras e bem arrepiado.... as pessoas que lhe conhecem logo falam do seu cabelo - quanto e como é lindo!

Acham tbm que você não tem cara de bebe, é praticamente um homenzinho... seus traços são fortes e seu olho ainda tem uma coloração azul. E aos 5 dias de vida já é possível reconhecer que você mudou, que está engordando, e aos poucos, definindo seu rostinho.

Obrigado meu filho por você existir em nossa vida, por você estar entre nós, e um dia, quando você ler essa cartinha, saberá logo que o nosso amor por você é bem grandão.

Com amor,

Mamãe e Papai

domingo, 17 de agosto de 2008

(continuação...)

é uma avalange de emoção, de surpresas e de novidades....

acho que nenhuma mãe de primeira viagem está preparada o suficiente para enfrentar com racionalidade o nascimento de um filho, tudo é instinto, tudo é emoção, tudo é forte demais, rápido demais...
(eu e Henry saindo do centro obstétrico para irmos para o quarto)
às 3 horas da manhã já estavam me dando banho, e o Valmir já estava em ação como pai, ninando o Henry, trazendo para mamar e de repente me dei conta de que nós 2 éramos 3 agora...

nessa primeira noite na maternidade conseguims dormir por 30 minutos.

às 10 da manhã, minha mãe já estava de volta para nos ajudar.....

(Henry com 12 horas de vida!)

sábado, 16 de agosto de 2008

Lindo, Intenso, Maravilhoso... assim foi o nascimento do Henry.

No domingo (10/08) comecei a sentir algumas dores mais fortes (sem saber ainda que eram as abençoadas contrações) que aconteciam ritmadamente de 30 em 30 minutos. Mas nada que um Buscopan Plus não fizesse passar a dor após algumas horas... até aí td normal.

Na segunda (11/08) fomos à consulta médica.... sem dilatação e então sabendo, agora, que as tais dores se tratavam das contrações. Mas que essas só são sinais de trabalho de parto quando aconteceram de 5 em 5 minutos.... então, a sugestão do médico foi agendar uma cesárea para o dia seguinte - 12/08, para que não esperássemos toda as dores das contrações.

Contudo, dia 12/08, minha mãe chegaria em nossa casa no final da noite para então nos acompanhar em todo o nascimento... sugeri se poderíamos agendar para outro dia, e então agendamos o parto para 14/08 as 11 horas.

Na terça feira (12/08) quando fomos buscar a minha mãe no aeroporto, as contrações já estavam de 15 em 15 minutos e as dores estavam se tornando mais intensas.... coisa que o tal do Buscopan já não estava dando conta de remediar.
Passei a noite com as dores, amanheci o dia 13/08 com dores, mas ainda de 15 em 15 minutos. Ainda deu tempo de fazer um supermercado.... mas à tarde domunuíram para 10 minutos e às 6 horas das tarde eu já estava perdendo a noção do meu corpo e da dor, sentindo as dores de contração a cada 5 minutos....

Falei pra minha mãe arrumar as malas para irmos ao hospital... só esperar o Valmir chegar, pois eu já não estava mais aguentando, e só em pensar em passar uma noite com aquelas dores, eu não iria suportar.... Valmir chegou as 19 horas,
às 20 horas estávamos no hospital,
às 20:15 eu estava sendo examinada na emergência e tendo o seguinte diagnóstico: "6 centímetros de dilatação e em pleno trabalho de parto",
às 20:45 já estava no Centro Obstétrico sendo preparada para o parto,
às 21:30 o Valmir chegou à sala de parto todo paramentado e
às 21:35 o Henry saiu da minha barriga..... (meu coração quase saiu pela boca de tanta emoção)










à meia noite o Henry já estava comigo mamando....
à uma da madrugada eu fui para o quarto, onde encontrei minha mãe e meu marido nos esperando... com lágrimas nos olhos e um sorriso bem largo...
eu fiquei eufórica, queria levantar e sair pulando, mesmo naquele estado de cirurgia...
tudo parecia um sonho!

Ver o rostinho do meu filho, sentir seu cheiro, sentir o amor da minha família, do meu marido...

(termino amanhã, agora é hora do mamá do Henry)

Nasceu!


Henry Guimarães
13.08.2008
21H35 min
3100 kg
48 cm
Curitiba/PR

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Passei a noite tendo contrações e dores....
graças a deus algum sinal de que o bebe está próximo de nascer.

Mas as contrações não estavam em intervalo suficiente para acionarmos o médico ou o hospital... ai, nessas horas a gente não sabe nada, não sabe o que é certo e o que é errado, se é contração mesmo ou peso da barriga... sabemos porque o sinal mais claro são as dores similares às fortes cólicas menstruais.

Hoje temos consulta, e marcaremos então a data do parto... na minha cabeça eu já optei pela cesárea! Acho que o médico vai me entender e concordar. Lindo se fosse normal, mas não é pra mim - sentir dores, esperar, correr riscos....

Pretendo ser mais prática, rápida e começar logo meu ofício de mãe.

39ª Semana

Seu bebê

A maior parte dos órgãos está formada e, o melhor de tudo, em pleno funcionamento. Apesar disso, retoques aqui e acolá são sempre bem-vindos. A pele, por exemplo, ganhou novas camadas. Por isso, a cada dia fica mais resistente. As unhas, que estavam pequeninas, cresceram e já atingem a ponta dos dedos. Por outro lado, o pulmão está em compasso de espera. Isso porque, do lado de fora do útero, esse órgão ainda precisará de algumas horas para absorver o ar e, aos poucos, controlar o ritmo da respiração. Mas está pronto para essa tarefa. Aliás, o seu bebê está totalmente preparado para vir ao mundo. Até aqui, tem cerca de 3,25 kg e mede aproximadamente 48 centímetros, da cabeça aos pés.

Sua gravidez
Vai começar a contagem regressiva, mas, antes de riscar os últimos dias que faltam para o grande acontecimento, faça mais uma visita ao obstetra. Ele vai verificar o crescimento e a posição do bebê. Também vai checar se o colo do seu útero começou a dilatar para abrir passagem ao seu filho. O médico só não será capaz de informar, com exatidão, o dia do parto. Quem decide isso é o seu bebê. E o sinal enviado por ele, quando se sentir preparado para sair, são as contrações. Preste atenção: quando o intervalo entre elas começar a diminuir e elas se intensificarem, é hora de ir para a maternidade.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Palavra de Deus

Em meio à espera... o que há melhor para fazer do que orar pelo meu filho?!

Pois é justamente isso que tenho feito, tenho orado muito pelo Henry, pela história que ele vai escrever nesse mundo, as impressões que vai deixar, as escolhas que vai fazer, as decisões que vai tomar, a personalidade que vai ser construída... enfim, é um novo homem que nasce e certamente terá uma história de vida.

Orando, Deus me deu uma Palavra, é Deus (que eu amo tanto!), o dono do universo falando ao coração de uma recém-mãe, respondendo à ela, quem será o seu filho:

(Isaías 11)
Do tronco de Jessé brotará um rebento,
e das suas raízes um renovo frutificará.
Repousará sobre ele o espírito do Senhor,
o espírito de sabedoria e de inteligência,
o espírito de conselho e de fortaleza,
o espírito de conhecimento e temor do Senhor,
não julgará segundo a vista dos seus olhos,
nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos,
mas julgará com justiça os pobres,
e repreenderá com equidade os mansos da terra.

Que maravilhoso é ter essa certeza, não de homens que me disseram, mas de Deus o dono do mundo, sobre o futuro do meu filho.

Pré-natal

Essa semana nem teve consulta....

não pensei que na reta final (todos falam que precisa de consulta toda a semana) dispensaria uma consulta de pré-natal, simplesmente porque ÑÃO SINTO NADA DE DIFERENTE!!

Meu corpo parece não dar sinais de querer parir. As contrações existem, mas são totalmente suportáveis, o apetite está a toda, o sono está repartido em vários soninhos de 2 horas ao longo do dia e o Henry... muito susse!

Próxima consulta - 2ª feira - 11/08.

Visita

Amigas preciosas têm me visitado... e feito meu dia mais feliz!

Assim eu me distraio, passo momentos agradáveis com pessoas queridas e amadas.

A Vanusa veio na semana passada e trouxe lembrancinhas para o Henry - fofíssimas! A Dani veio também, registrei aqui, a Eliane com D. Alaíde também, aqui. E os que não vieram, com certeza estão demonstrando tanto amor e carinho por nós através dos e-mails, orkut e fone.

Isso enche meu coração de gratidão!

Essa semana foi a vez da Sa, ela atravessou a cidade para me ver e trouxe sua filhota fofa Alissa... registrei o soninho dela aqui no meu sofá:

A vovó

Minha mãe chega 3ª feira - 12/08 !
(acho que o Henry está esperando ela chegar)

Estou aqui pensando... o que é ser mãe?

A minha, vai deixar o sol brilhante e o verão quente da Flórida, para desembarcar aqui no frio chuvoso e cinzento de Curitiba, para cuidar de mim, do neto e da minha casa (serviços domésticos) .... e tudo isso tendo que gastar seu rico dinheirinho para as passagens e o tempo que ficará aqui!

Fala sério? Só mãe mesmo para essa disposição!

Mãe, obrigado pelo seu exemplo de sacrifício por amor a mim (e ao Henry). A gente reconhece tudo o que você tem feito desde o início... como já te disse, se eu conseguir ser para o Henry metade do que você é pra mim.... já será muito!

Olha só o tempo como está aqui, hoje de manhã:

Nada ainda!

Confesso que estou me segurando para não "me entregar" à tristeza e frustração.
A espera de tanto esperar não fica mais doce... mais ficando amarga.... angustia, agonia... cansa!

Todos querem saber.... "Nasceu?"
É dificil ter que dizer: "Ainda não!"

O que mais tenho tido na última semana é paciência e compreensão.... a vontade de me resguardar, não levantar da cama, não falar com ninguém e não fazer nada, até que ele nasça... é o tempo dele, da preparação dele, e isso precisa ser respeitado!

Quando nascer.... TODOS saberão!

terça-feira, 5 de agosto de 2008



Ontem passei o dia todo tendo contrações... mas são as famosas contrações de Brexton (que os médicos falam) parecem ser de trabalho de parto... mas não saõ ainda.... mas como eu sei??

hahahah... a barriga fica bem dura por uns minutinhos e depois mole... isso a cada 30 minutos.... mas depois pararam.... pelo menos é assim que está descrito nos livros e foi isso que eu senti!

sinto pontadas também lá nos "países baixos" e muito dor na parte interna das coxas.... os livros dizem que isso é sintoma de que o bebe está se encaixando e a bacia está dilatando para parto... sinal de que está perto.... ufa!

Mas hoje, tudo normal... nenhum sintominha... o bebe parece que está muito tranquilo e não quer saber de nada, pensa que vai ficar no quentinho da barriga pra sempre.... hehehe

Hoje, 05/08 estava marcada mais uma consulta caso eu tivesse algum sintoma diferente, mas o Valmir (que se aliou 100% ao médico) acha que não precisamos ir ao médico.... pois nada de diferente aconteceu da semana passada para essa.... então, próxima consulta no dia 11/08.

Continua a ..... doce espera!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Festa à Fantasia

Fomos à uma festa à fantasia no sábado.... muito legal!
Postei fotos e comentários AQUI.

Reta Final

Gente, é sério... parece que o último mês de gravidez dura um ano todo... não passa, a ansiedade toma conta, e parece que a nunca mais vai terminar.
Essa sensação não é muito boa, é até um pouco estressante... por isso, a gente conta com os amados amigos e parentes que convivem conosco.
Marido nessas horas têm que ter paciência, saber levar com tranquilidade, não dar muito bola, mas dar muito carinho e amor.

Uma outra situação que torna as coisas bastantes ansiosas é não saber quando que o "serzinho" que está nadando tranquilamente na sua barriga vai decidir nascer... nem dia, nem hora, poocede ser daqui à 1 hora, pode ser daqui há 1 semana.... e assim já começam as aflições maternas.

Um pensamento que acalma e aconchega é saber que depois de passar por todo o processo do parto, tê-lo nos braços valerá uma vida toda!!

Mais um capítulo da "doce espera"..... rs

38ª Semana

Seu bebê
Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.

Sua gravidez
Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008